O Biofeedback é uma técnica em que uma determinada atividade fisiológica é mostrada em tempo real para o indivíduo, permitindo-o aprender a modificá-la, assim, alterando sua condição fisiológica e psicológica.

Há diferentes técnicas de Biofeedback:

Neurofeedback ou EEG-Biofeedback: baseado na atividade eletroencefalográfica (EEG).

Hemoencefalografia (HEG): baseada no metabolismo cerebral - oxigenação sanguínea local, ou o fluxo sanguíneo.

Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC ou HRV): baseado na frequência cardíaca.

Resposta Galvânica da Pele: baseado na mudança de condutância pela pele.

Considerando que uma das características mais marcantes do cérebro é a sua capacidade de aprender, coordenamos um projeto de extensão com a aplicação do EEG-Biofeedback para o auxílio na redução de sintomas de estresse.

Exemplo da tela de um treino:

  Protocolo de atendimento:  inicialmente, realiza-se a avaliação e análise da EEG do indivíduo e dos seus sintomas (identificação de parâmetros fisiológicos e psicológicos para a aplicação do treino de Neurofeedback).

Sessões de treino: 2x por semana, duração de 1h30min cada. O n.º de sessões pode variar de 10 a 30. Após a 15ª e 30ª sessões (caso ocorram), realiza-se novamente avaliação e análise da EEG e dos sintomas (para monitoramento).

Cada treino: eletrodos são colocados sobre áreas específicas do escalpo (baseadas na avaliação) e a atividade é apresentada em tempo real por meio de uma tela de computador. Por meio de sons e/ou vídeos, o indivíduo é informado sobre como seu sistema está “trabalhando”. 

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus