Mapeamento cerebral - projeto de pesquisa

O laboratório está recrutando voluntários para participar da pesquisa de mestrado do Matheus Mangini Bertuzzo. Ele é integrante do PPG-Neurociência da UFSC e trabalha no Laboratório de Neurometria e Biofeedback (LANEBI) com o Prof. Dr. Odival Cezar Gasparotto.

Nesta pesquisa, realiza-se um registro eletroencefalográfico (EEG), também conhecido como Mapeamento Cerebral, e se avalia a atividade de uma faixa de frequência (denominada ritmo alfa) diante a exposição de diferentes condições de repouso (claro, escuro, olhos abertos e olhos fechados).

 

O registro deve ser agendado e inicia às 9 horas. É necessário uma disponibilidade de 3 horas. Após todo o processo, você receberá um relatório apresentando o seu padrão de atividade cerebral. As informações coletadas são anônimas e restritas ao LANEBI.

REQUISITOS

1. indivíduos do sexo masculino;

2. idade entre 18-28 anos;

3. não estar tomando medicamentos;

4. não ter diagnóstico de distúrbios psicológicos, psiquiátricos, neurológicos.

5. não usar drogas e substâncias psicoativas;

 

OBS: Para realizar o procedimento, é necessária uma preparação prévia, como evitar, no dia, o consumo de substâncias estimulantes (como café, por exemplo) ou calmantes.

O procedimento contempla a higienização do couro cabeludo (com álcool e um gel esfoliante), onde se colocam, superficialmente, 21 eletrodos (com uma pasta condutora). Também são posicionados eletrodos para monitorar os batimentos cardíacos e a movimentação ocular. 

O registro é feito no LANEBI da Universidade Federal de Santa Catarina, localizado no campus do bairro Trindade, próximo à entrada pelo bairro Carvoeira.

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus