Mapeamento cerebral - projeto de extensão

No LANEBI realizamos o registro da atividade eletroencefalográfica (EEG) para estudar os padrões da atividade cerebral. Nessa técnica, posicionamos eletrodos sobre regiões específicas do escalpo, permitindo-nos registrar “como” grupos de neurônios do nosso cérebro estão trabalhando e se comunicando em diferentes condições (por exemplo, na condição de repouso ou em atividade cognitiva).

A avaliação se estende por aproximadamente 2h30min e é realizada, preferencialmente, no período da manhã. O registro é feito com o indivíduo sentado em condições de repouso, com olhos abertos e fechados. A avaliação exige uma preparação prévia, tais como evitar a privação do sono e o consumo de substâncias estimulantes.

 

OBS: A EEG é uma técnica não invasiva, portanto não envolve perfurações ou cortes. Os eletrodos são posicionados sobre o escalpo apenas utilizando uma pasta condutora que auxilia no registro.

Cada região do nosso cérebro atua diferentemente em resposta a estímulos específicos. Além disso, a funcionalidade dessas regiões pode se mostrar alterada frente a diferentes tarefas cognitivas e estados emocionais. Essa dinâmica reflete-se nas oscilações registradas pelos eletrodos e visualizadas no computador. Essas oscilações podem ser analisadas matematicamente, permitindo-nos estudar o funcionamento do cérebro e representá-lo visualmente por meio de mapas topográficos.

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus